segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Malta? Onde fica isso?"

Foi a minha primeira reação quando me indicaram esse lugar. Que até então eu não sabia nem se era um país, uma vila, uma fazenda... Eu não lembrava de ter ouvido falar de Malta, ou de nada que viesse de lá. A não ser aquele cachorro, o maltês, que eu nem sabia se era mesmo de lá. Mas a curiosidade pertinente no fundo da minha alma jornalista foi investigar. E confesso que foi amor à primeira vista. E olha que foi por fotos!
Malta é um pequeno país formado por um arquipélago no sul da Europa, mais precisamente no Mar Mediterrâneo. Estrategicamente localizado, foi território disputado em diversas guerras e dominado por povos fenícios, árabes, normandos, espanhois, franceses e, por fim, britânicos - que deixaram seu idioma como oficial do país, em conjunto com o idioma maltês.

Sua economia é baseada na indústria em geral e no comércio com países da África e da Europa. O turismo também é explorado, mas de forma mais singela que países como França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido, que lideram o ranking de procura no continente. Malta é realmente um país para relaxar, conhecer riqueza cultural, religiosa e histórica - nada de cultura de massa. O que certamente atrai visitantes são as belas praias do país, com a transparência da água e mergulhos com peixes e golfinhos.

---------------------------------------------------------------------------------

Para quem quer saber de mim: estou indo aperfeiçoar meu inglês. Escolhi Malta por todos os motivos que listei acima e pelo tipo de curso e acomodação que me foram oferecidos; ficarei lá por três meses. Bastante tempo, até, para quem nunca fez uma viagem desse tipo. Sozinha. Mergulhada numa nova cultura, respirando novos ares, fazendo a própria comida e lavando roupa. Socorro!
Essa última semana foi de doer, confesso. A ficha caiu quando todos começaram a se despedir e me desejar boa viagem. Deu vontade de soltar uma gargalhada nervosa e responder: “Eu não vou, não, gente! Brincadeirinha!”. Mas isso tudo foi provocado exclusivamente por medo, e ansiedade. Estou tentando controlar.
Sexta-feira passada foi o exame cardíaco. Passei, felizmente! Minha festa de despedida não-tão-surpresa-assim foi linda, um sucesso. E a real surpresa foi o vídeo que o pessoal preparou. Me derramei em lágrimas, droga \:
O fim de semana foi dos últimos ajustes, revisão nas malas, documentos, despedidas da família e ontem finalizei tudo. Fechei. Tranquei. Já era.
Daqui a algumas (poucas!) horas estou embarcando para a maior loucura aventura da minha vida! E o coração saindo pela boca!
Não vou direto para Malta, antes que vocês se espantem com as fotos que verão primeiro. Antes, preciso aproveitar a oportunidade na Europa e a companhia de minha mãe e meu irmão e dar uma volta em lugares que sempre sonhei conhecer: Grécia e Itália. Será incrível!
Aí sim, em alguns dias, eu chegarei em Malta e me despedirei deles, que voltarão embora e me abandonarão (com todo o zelo do mundo!) no total desconhecido.
Boa viagem pra nós, e até a próxima!
Deixo vocês (babando) com as fotos mais lindas que pude selecionar. Beijão!

 




Um comentário:

  1. Bom... será que você vai precisar de uma governanta, motorista, cozinheira, empregada por aí? Tô à disposição... se interessar me avise que mando meu currículo!!
    Beijos!!! Fique em paz!!!!

    ResponderExcluir